sábado, 16 de novembro de 2013

Um presente para a UNEB: acervo da antiga SEDICA é doado à universidade

Materiais da Biblioteca Dom José Rodrigues de Souza chegam à Universidade, para manter vivo legado do bispo emérito


Giomara Damasceno*
Maria Yamakawa

Acervo da biblioteca Dom José Rodrigues de Souza ajuda a
relembrar a história do povo juazeirense
                                 
Um dos legados deixados pelo ex-bispo de Juazeiro, Dom José Rodrigues foi a biblioteca da Diocese, que teve seus títulos recém doados para a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O acervo fazia parte do antigo Setor Diocesano da Comunicação Audiovisual (SEDICA) e conta com mais de 30 mil títulos entre livros e revistas.  Além de fotografias, jornais impresso e duas mil fitas, as quais poderiam ser utilizadas como material didático pelos professores em sala de aula.

Para transferir os arquivos do prédio da Diocese para a biblioteca Professor Rômulo Galvão, a UNEB criou uma comissão formada por discentes da universidade. Esta tem funções de “coordenar os trabalhos de transferência do acervo da Biblioteca Dom José Rodrigues de Souza.

Esses trabalhos envolvem: reorganização do espaço físico e do acervo, definição da forma de funcionamento, mobilização de professores e alunos para a utilização dos materiais” como explica um dos integrantes da comissão, o Professor Mestre Francisco de Assis Silva.


Com a mudança para a UNEB, a comunidade juazeirense que frequentava o acervo no antigo prédio, ganha um novo espaço, mas ainda sem data para visitação ao público. Isso porque há dificuldade em catalogar o acervo, já que há pouco recurso humano para realizar os trabalhos, como afirma Gerluce Lustosa, coordenadora da biblioteca da universidade.

A história da cidade preservada

Acervo contém livros, revistas, fitas cassetes 
A estudante de Comunicação Social, Adailma Gomes tem grande interesse pelo acervo doado à UNEB. Já que seu Trabalho de Conclusão de Curso será sobre SEDICA, para isso ela fará uso dos livros, revistas, fotografias, relatórios e arquivos de áudio. Um dos problemas encontrados pela estudante, que apresenta seu TCC ao final do ano foi o de encontrar as referências bibliográficas para seu trabalho.

“A mudança afetou o processo de pesquisa bibliográfica durante a disciplina de Seminários II, que é o primeiro passo para a construção do TCC. Por falta de tempo eu só consegui realizar uma visita à biblioteca da Diocese, na semana seguinte aconteceu a mudança e fiquei sem acesso ao material do qual precisava. Felizmente consegui terminar mesmo sem uns livros, pois alguns são antigos e não encontro na internet.”, comenta.

Como muitos outros juazeirenses, Adailma frequentava a biblioteca da Diocese no antigo prédio durante os ensinos fundamental e médio, muito mais do que a Municipal. Isso se dava pela localização de ambas e pela maior diversidade de exemplares existentes.


Tanto na visão da estudante de Jornalismo e do Professor Mestre, o acervo da Diocese vem a somar.  “Acredito que a UNEB ganhou um presente” relata o docente.Já a aluna acrescenta “Creio que o acervo da biblioteca da Diocese mesmo sendo um tanto desatualizado, ainda pode e certamente vai contribuir bastante para pesquisas sobre nossa região e sobre outros temas. Espero sinceramente que a UNEB saiba valorizar o potencial desse acervo”. 

*Fotos: Giomara Damasceno

Nenhum comentário:

Postar um comentário