sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Gangorra pernambucana

Futebol Pernambucano reflete em campo deficiência da administração 


Artigo de opinião

Maria Yamakawa - O Mundo do Vale

O esporte tem lugar especial na vida de muitos brasileiros. Há quem fique mal com a derrota do time no final de semana, quem chore com vitórias. E com os torcedores pernambucanos não seria diferente. Porém, Pernambuco não tem motivos para se alegrar com o futebol jogado por aqui.


Futebol pernambucano vive de "sobe-desce" na série 
A do Campeonato Brasileiro (Foto: Goleadape.wordpress.com)

Náutico, Sport e Santa Cruz são os maiores clubes do estado. O primeiro já está matematicamente rebaixado da Campeonato Brasileiro Série A 2013, o Santa Cruz disputa a terceira divisão do nacional. Em contrapartida, o Sport está há poucas rodadas de retornar à elite do futebol brasileiro. O histórico do trio demonstra o efeito sobe-desce do esporte em Pernambuco.

Embora o estado venha sendo representado na elite do campeonato nacional, os clubes de Pernambuco não são competitivos. Ora alternam rebaixamentos ou jogam para cumprir tabela, já que não lutam para conquistar títulos.

Trio de peso? (Foto: vidanews.net.br)
Esse efeito pode ser resultado do abismo existente entre a administração dos clubes formadores do eixo Sul-Sudeste. Falta de profissionalização de gestores, treinadores e até mesmo jogadores resulta em clubes fracos diante de outros mais bem preparados.

Náutico, Santa Cruz e Sport são grandes quando comparados à Petrolina, Araripina, Belo Jardim, Ypiranga, Salgueiro, entre outros clubes interioranos. Mas quando aquele trio confronta clubes de outros estados, percebe-se a distância técnica entre o futebol do estado. 

Isso chega a ser uma contradição, pois muitos atletas de renome nacional e internacional começaram suas carreiras em Pernambuco e outros estados do Nordeste. Por que somo capazes de revelar jogadores, mas não de ter clubes competitivos?

No próximo ano o Sport provavelmente representará Pernambuco na primeira divisão. O Náutico se juntará ao Santa Cruz (caso esse último consiga o acesso à Série B). Se o esporte pernambucano não tiver como alicerce uma gestão séria, preocupada com títulos e em construir um nome forte no esporte, não demorará muito, o estado ficará sem representantes na elite do futebol nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário