quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Crescimentos em 2013 para Petrolina


Tida como a “Califórnia brasileira”, Petrolina é conhecida nacionalmente como pólo fruticultor. Banhada pelo rio São Francisco, a cidade exporta suas frutas para Europa, América do Norte e Ásia. O destaque na economia reflete na migração de moradores para o interior e, consequentemente no crescimento no número de habitantes.

No censo de 2010 divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Petrolina tinha mais de 290 mil habitantes. Em recente matéria do portal Exame, divulgado no dia (9), a cidade alcançou a marcada 319 mil habitantes.

Fruticultura atrai população à Petrolina
Genteemercado.com.br
Com esse crescimento, Petrolina figura entre as 300 cidades mais populosas do Brasil, ocupando a 79º posição. O predomínio é das capitais do Sudeste e Sul. O levantamento do IBGE não ilustra uma tendência dos últimos anos: as cidades afastadas das capitais estão sendo mais procurados pelos brasileiros.

O município ocupa hoje a 24ª posição nacional em geração de emprego. Apenas em junho de 2013, Petrolina foi a primeira colocada do ranking do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O levantamento é feito pelo Ministério do Trabalho e mostra um saldo positivo 2.039 empregos com carteira assinada.

Petrolina superou cidades como Ipojuca (com 1562 empregos), Recife (com 1086 empregos), Jaboatão dos Guararapes (com 557 empregos) e Caruaru (com 303 empregos).
Entre 2012 e 2013, o Caged 72.124 novas vagas foram geradas em Petrolina, segundo o Caged. Esses números foram alavancados pelos segmentos comercial e de agronegócio.



Por: Maria Yamakawa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário