quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Meia maratona: Simples, acessível e democrático



Evento que alia exercício físico a uma causa, seja ela de divulgação ou nobre, tem se tornado muito popular no Vale do São Francisco. A meia maratona é uma delas.
Como o nome já diz a meia-maratona é a metade de uma maratona (21,1 km) e exige um tempo menor de treinamento e, diferente das maratonas ela pode ser feita por corredores comuns das mais diversas idades. Existem inclusive, sites direcionados para os praticantes deste esporte. Essa modalidade pode parecer simples, mas é importante que os praticantes treinem como se estivesse se preparando para uma maratona, usando um calçado adequado para corridas, lembrando sempre da hidratação. 21km pode parecer uma distância curta, mas é importante lembrar que essa distância é o dobro da corrida mais longa nas Olimpíadas.
Além dos benefícios físicos, a sensação de dever cumprido é uma das motivações para os adeptos das meias maratonas. Muitos inclusive decidem participar de maratonas (42km) e ultramaratonas (acima de 42km).
No Vale do São Francisco os eventos de pedestrianismo tem se tornado bem popular. As orlas, avenidas e parques das cidades estão repletas de corredores que veem nas meias maratonas uma oportunidade de colocar os treinos em prática.
Participantes da Wine Run 2012, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul


Em Casa Nova-BA, acontece a primeira edição do Wine Run, a meia maratona para apreciação de vinhos.  A corrida já acontece na cidade de Bento Gonçalves (RS) e tem o objetivo de divulgar a produção de uva e vinho na região do Vale do São Francisco, que já é apreciado e elogiado internacionalmente. O diferencial desta meia maratona é que os atletas vão percorrer a prova dentre os parreirais das fazendas Grand Valle e Ouro Verde, nas categorias individual, dupla ou trio. A competição acontece no dia 16 de novembro, mais informações no site do evento "Wine Run Brasil".

Por: Alieny Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário